Superando os medos da vida no campo (parte 3)

IMG_2794

Dormir confiante no cuidado de Deus – eis uma grande lição a ser aprendida por nós adultos!

Compartilhei com você aqui e aqui dois grandes medos que tinha ao me mudar para o campo e como Deus me ajudou a superá-los. Mas minha lista de medos e mitos era grande e esses eram apenas dois itens dela. Outro item era o medo de pessoas mal-intencionadas e de eventualmente ter que passar a noite sozinha no sítio. Só de pensar nisso já começava a ter pesadelos e a me imaginar enfrentando cenas semelhantes a algum dos filmes macabros de Hollywood que eu infelizmente assisti na juventude. Esse medo sem dúvida era o número um da lista!

O engraçado é que onde eu morava na ocasião, apesar de ser um bairro residencial e relativamente tranquilo para os padrões da grande cidade de São Paulo, eu precisava ir ao trabalho de carro, embora estivesse apenas há 5 minutos a pé de lá, por conta das ondas de assaltos e estupros que estavam ocorrendo na região. Na mesma época, ocorria também os ataques do PCC, que assustou a cidade inteira. Para ir para a faculdade à noite, tinha que atravessar um pontilhão tão perigoso que os alunos se reuniam para irem juntos. Mesmo assim, de certa forma, eu me sentia mais segura ali do que no campo, afinal, ali tinha polícia, gente passando, porteiro, celular com sinal e todas essas coisas que nos dão uma falsa sensação de segurança. “No campo”, pensava, “para quem eu vou gritar por socorro se uma pessoa mal-intencionada aparecer?” Como se as pessoas fossem a minha segurança…

Fui para o campo com esse grande medo. Por mais que Deus tenha tentado me mostrar de várias formas ao longo de minha vida na cidade de que Ele é a minha única segurança, eu não fazia ideia do que significava confiar em Deus. Na verdade, essa é uma lição que ainda estou aprendendo!

Os primeiros meses no campo foram de apreensão. Meu esposo se planejou para colocar alarme e câmeras na propriedade. Mas com o passar dos dias, Deus foi nos mostrando a inutilidade dessas coisas ali. Se o alarme tocar, quem vai escutar? E se escutar, quem vai chamar? Câmeras, pra quê mesmo?

Aos poucos Deus foi nos curando desse medo, nos mostrando que apesar de neste mundo nenhum lugar ser totalmente seguro, o campo ainda é um lugar privilegiado. Com paciência, nos ajudou a entender que nossa segurança se centraliza nEle – Ele é quem nos socorre e protege das cobras, das aranhas e também das pessoas mal-intencionadas!

O cenário tranquilo da natureza, as passagens Bíblicas tão preciosas sobre a proteção de Deus e as pequenas demonstrações do cuidado divino em nosso dia a dia foram nos acalmando e ajudando, especialmente a mim, a desintoxicar a mente de todos os filmes e noticiários sensacionalistas que já assistimos e a depositar nossa confiança unicamente nEle.

Esse antídoto funcionou tão bem que passamos a esquecer a chave na porta e a janela aberta ao sairmos e coisas assim. Claro que não recomendamos essas coisas, os cuidados básicos são sempre importantes, mas apenas para você ter uma ideia da mudança de paradigma que ocorreu conosco. A verdade é que temos medo do desconhecido e a vida no campo é algo desconhecido para a maioria de nós. Deus, porém, está disposto a fazer por você o que tem feito por nós e ajudá-lo a superar os seus medos para que você desfrute a plenitude de Suas bênçãos – a começar hoje, onde quer que você esteja.

Não sei dizer exatamente quanto tempo levou para eu finalmente vencer esse medo, mas eu que nem podia pensar em passar um noite sequer sozinha no campo, hoje, quando isso é necessário, digo: “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só Tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” Salmo 4:8. Não tenho palavras para expressar minha gratidão a Deus por tanta paciência e amor. Com Ele sim estou protegida 24h! (continua).

Por Karina Carnassale Deana

Socorrida e protegida por Deus 24h!

Acompanhe no Facebook

6 Comments

  • Regilaine

    Reply Reply 19 de agosto de 2016

    Realmente jornais fazem a gente ter medo. Antes eu via os noticiários antes de dormir, e tinha noite péssima. Parei de ver a noite e agora durmo bem melhor.

    • Vida Campestre

      Reply Reply 19 de agosto de 2016

      Excelente decisão, Regilaine! Realmente fica difícil dormir bem depois de tanta notícia ruim.

  • Eliz

    Reply Reply 19 de agosto de 2016

    Estas postagens tem sido uma benção em minha vida, depois de conhecer o blog de vocês sentir uma necessidade tão grande de sair da cidade e morar no campo que tenho orado todos os dias para que Deus nos conceda esta benção, todos os dias falo com meu esposo sobre isso e tenho certeza que Deus no momento certo vai realizar o meu sonho, ore por mim!

    Que Deus os abençõe.

    • Vida Campestre

      Reply Reply 24 de agosto de 2016

      Eliz,

      Que alegria saber que as postagens a tem ajudado e encorajado. Você está em nossas orações. Tenho certeza de que Deus conduzirá todas as coisas. Um abraço!

  • Camila Silva

    Reply Reply 19 de outubro de 2016

    Karina esse post veio de encontro às minhas necessidades pois estamos planejando mudar para o campo mas como meu marido ainda está em processo de transição do trabalho terei que ficar pelo menos duas noites por semana sozinha com minha filha. Esse fato tem me feito querer adiar a mudança, mas sei o quanto é urgente essa mudança e sei que não devo adiar.
    Obrigada mesmo. Deus continue a abençoa-los.

    • Vida Campestre

      Reply Reply 20 de outubro de 2016

      Oi, Camila

      Eu sei como você está se sentindo, ACREDITE!
      Mas também sei que Deus a ajudará a superar seus medos.
      É Ele quem nos protege. Confie nEle! Beijos.

Leave A Response

* Denotes Required Field