Vida Campestre

Organize-se agora (parte 4)

Uma das minhas maiores motivações para buscar me organizar mais e mais é enxugar o tempo que passo cuidando do lar e dedicar mais tempo para Deus, para a família e para o próximo. Organizar um ambiente totalmente bagunçado não é uma tarefa fácil, mas aos pouquinhos, um cantinho por vez, a ordem e a limpeza podem vencer essa guerra! Manter a organização também é outro desafio, mas com um pouco de perseverança logo logo isso acaba virando um hábito. Na vida espiritual não é diferente. Muitas vezes parece que vivemos em meio ao caos, mas com Jesus, passo a passo, conforme a Sua orientação, podemos sair dessa situação e alinhar nossa vida com a vontade dEle.

Como em geral a dona de casa passa a maior parte de seu tempo na cozinha, aqui compartilho com você mais duas dicas que adotei para racionalizar o tempo que dedico nesse cantinho do lar:

Existem várias dicas para organizar o armário de mantimentos, como estas aqui, mas esta solução foi a que mais deu certo para mim e para o tipo de armário que eu tenho. Meu armário sempre estava lotado de embalagens uma em cima da outra. Por mais que eu arrumasse, não ficava muito organizado e eu tinha que ficar procurando o item que precisava. Resolvi então dividir os itens do meu armário em cestos da seguinte forma: cereais (arroz, macarrão, aveia, etc.), leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, etc.), castanhas e sementes, frutas secas e diversos (para itens pequenos como fermento, essências, etc.). Os itens que não se enquadram nessa classificação, ficam dispostos em um espaço ao lado. Agora ficou bem fácil procurar pelo que preciso! Achei essa ideia dos cestos bem prática, o que ajuda muito a manter a organização!

A outra descoberta que consquistou o meu coração foi a panela elétrica de arroz e a panela elétrica de pressão. Elas são minhas parceiras inseparáveis e me acompanham inclusive nas viagens. Com elas é possível preparar a dupla arroz e feijão à distância, como também outros alimentos como mingaus, canjica, milho verde, sopas, todos os tipos de leguminosas, etc. Costumo colocá-las para funcionar logo cedo e enquanto passo horas agradáveis ao ar livre com minha filha elas trabalham e mantêm o alimento aquecido. Na hora da refeição está prontinho para servir! Não é o máximo?  Uma verdadeira “mão na roda”!

Enquanto preparo o alimento, mantenho a organização do armário ou realizo tantas outras atividades comuns do dia a dia, minha filha está ao meu lado observando e aprendendo tudo. Ao brincar de casinha, percebo quanto o meu exemplo é importante para ela. As panelinhas organizadas, a comidinha saudável, a mesa arrumadinha e o cuidado com as filhinhas são um reflexo de sua realidade… 

Quão importante é que nós pais sejamos bons exemplos em todas as áreas da vida aos nossos filhos. Que analisemos hoje o exemplo que temos dado e organizemos agora o que está a desejar. O poder ilimitado de Deus está à nossa disposição para isso, mas é preciso 1) reconhecer as deficiências, 2) decidir corrigi-las e 3) implantar as mudanças. Não estamos sozinhos nessa organização, Deus está conosco – e ansioso para nos ajudar!

Por Karina Carnassale Deana – Vida Campestre

Karina Carnassale Deana
Esposa do Davidson, mãe da Graziella (8) e dona de casa. Pedagoga e tradutora freelance. Gosta muito de escrever e inventar maneiras de ajudar as crianças a aprender. Ama a vida no campo e estar em meio à natureza com Deus e a família.

Você pode gostar

3 Comentários

  1. Olá tudo bem? Eu resolvi visitar seu cantinho depois q assisti um vídeo seu com o tema As mulheres são o termômetro do lar. Suas dificuldades que a levaram a querer mudar são as que enfrento hoje. Preciso ter mais tempo como meu filho e não consigo. Isso me deixa muito frustada e triste. Tenho pedido a Deus sabedoria nessa parte e tentarei colocar em praticas aquilo que vc fala em seu vídeo. Tenho fé que conseguirei. Deus abençoe e sua família!

    1. Olá, Renata

      Creio que essa dificuldade faz parte da vida de todas as mulheres modernas! Mas continue firme na decisão de passar mais tempo com seu filho. Essa é uma escolha, por isso, você precisará, como eu, abrir mão de várias coisas e se organizar ao máximo. Com Deus tudo é possível e valerá cada esforço.

      Um abraço.

  2. Olá, Renata

    Creio que essa dificuldade faz parte da vida de todas as mulheres modernas! Mas continue firme na decisão de passar mais tempo com seu filho. Essa é uma escolha, por isso, você precisará, como eu, abrir mão de várias coisas e se organizar ao máximo. Com Deus tudo é possível e valerá cada esforço.

    Um abraço.

Comente aqui :)