Cardápio de criança e bebê vegetarianos deve ser feito com cautela

Pais que são vegetarianos ou veganos – que não comem nem consomem nada  de origem animal – normalmente querem que os filhos sigam o mesmo cardápio, ou seja, nada de carnes mesmo na introdução alimentar dos bebês com mais de seis meses de vida. Segundo médicos e nutricionistas, não há problema algum de a criança não consumir carne desde que o cardápio da família seja balanceado e feito com o acompanhamento de um profissional.
A nutricionista  Beatriz Tenuta Martins, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas, ressalta que o mais importante é que o cardápio seja bem variado com grãos e leguminosas, por exemplo. “A dieta sem carne pode acontecer nas crianças desde que sejam feitas as substituições adequadas de alimentos”, explica.
O médico Eric Slywitch, especializado em nutrição vegetariana, explica que as carnes podem ser trocadas por feijões. “Trocamos cem gramas de carne por uma concha de feijão. Nessa quantidade temos uma ótima substituição dos principais nutrientes”, diz. Segundo ele, os pais devem ficar atentos na dieta vegetariana pois as verduras e legumes não devem ser os alimentos usados em maior proporção. “Esses alimentos são volumosos e pouco calóricos”.
“Crianças precisam de mais calorias que adultos, e a base da dieta precisa ser feita com cereais, como arroz, milho e quinua e leguminosas [feijões, ervilha, lentilha e grão de bico]”, explica. Segundo o médico, adicionar óleo (oliva e linhaça) nas refeições principais também aumenta o aporte calórico e oferece ômega-3 (por meio do óleo de linhaça). Ele diz que o acompanhamento médico é necessário pois é preciso fazer também a reposição da vitamina B12.
Nota Vida Campestre: Há muito tempo Deus já nos instruiu com relação a isso dando orientações claras e específicas para uma alimentação saudável, equilibrada e em conformidade com Seu plano original para homem. As palavras dos profissionais acima apenas são uma repetição resumida das orientações divinas. É possível hoje obedecer todas as instruções de Deus, incluindo a alimentação. Suas orientações são sempre para o nosso próprio benefício!
Para os pais que desejam oferecer esse tipo de alimentação aos filhos, mas precisam de algumas ideias, recomendamos o E-book Papinhas e Quitutes da Mamãe. Clique aqui para conhecer.

Acompanhe no Facebook

Leave A Response

* Denotes Required Field