Pratos principaisReceitas

Almôndega de triguilho e aveia

Ingredientes:
  • 2 1/2 xícaras de triguilho seco
  • 1/2 xícara de linhaça
  • 1 xícara de aveia
  • 1/2 xícara de castanha-de-caju crua
  • 2 tomates
  • 1 1/2 colher de chá de sal marinho
  • 2 dentes de alho espremidos
  • orégano
  • Opcionais: cheiro verde, azeitona e cebola


Modo de fazer:
Deixe o triguilho de molho por 2 horas (ou de um dia para o outro dentro da geladeira, ou para ser mais rápido coloque água morna). Bata a linhaça e a aveia no liquidificador até virar um pó, reserve. Bata os tomates picados com a castanha-de-caju, o sal e o orégano, até virar um patê. Junte o alho espremido e misture tudo muito bem até ficar homogêneo. Faça as almondegas e cozinhe por alguns minutos em água fervendo (fica mais macia) ou asse por 15 minutos em forno médio. Acrescente o molho de sua preferência. Sirva com macarrão integral ou arroz integral e feijão.

Receita desenvolvida pela amiga Evelin Vieira, a “maria receitinha” do Ararat.

Karina Carnassale Deana
Esposa do Davidson, mãe da Graziella (8) e dona de casa. Pedagoga e tradutora freelance. Gosta muito de escrever e inventar maneiras de ajudar as crianças a aprender. Ama a vida no campo e estar em meio à natureza com Deus e a família.

Você pode gostar

9 Comentários

  1. Karina,
    Tenho sido uma fiel leitora desse blog e do portal tudo para vegetarianos, inclusive fiz várias receitas. Quando vi essa logo fui tentar e fiquei muito triste porque quando coloquei as almondegas na água elas desmancharam! Quando percebi coloquei as que sobraram para assar, só assim deu certo… O que você acha que eu posso ter feito de errado?
    Beijos e muito obrigada pelos posts!

    1. Grazielle,

      Fico muito contente em saber que você é nossa leitora assíduo e que já testou várias receitas. Que legal! Quando testar outras receitas, envie-nos uma foto e comentários para publicarmos. Com relação a receita acima, eu pessoalmente ainda não a testei. Quem criou e testou foi minha amiga Evelin. Vou entrar em contato com ela e passar sua dúvida, ok?

      Beijos.

  2. Você coloca receitas que pega de terceiros e não testa, simplesmente "joga"no blog?
    Esse blog é de total credibilidade, SQN!

    1. Thays,
      As receitas publicadas aqui no blog obedecem às seguintes exigências:
      1. Ser 100% vegetariana, integral e natural;
      2. Ter sido testada e aprovada pelo menos 2 vezes por nós ou alguém de nossa confiança.
      A receita acima obedece essas exigências, como também todas as outras publicadas até hoje. A autora da receita é nossa amiga de confiança e testou e aprovou a receita várias vezes e por isso foi publicada.
      Nos desculpamos se por acaso você a testou e não aprovou ou por qualquer outro inconveniente que tenha originado seu comentário.
      Estamos sempre abertos a sugestões e críticas.
      Até mais!
      Karina.

  3. Acabei de fazer a sua receita ficou uma delicia.

  4. Oi! Fiz a receita hoje com os ingredientes que eu tinha à mão. Troquei a castanha de caju pelo amendoim e não utilizei tomate. Acrescentei hortelã. A primeira almôndega se desmanchou, mas as outras não. O ponto da água deve ser fervente, deixar sempre em temperatura alta.

  5. Mais um detalhe: Passei o triguilho no processador. Ficou mais pastoso, deu mais liga. A almôndega ficou uma delícia!

Comente aqui :)