Sagu 100% natural de semente de chia

Sementes de chia

A semente de chia está ganhando cada vez mais popularidade entre os que gostam de cuidar da saúde. Embora pequenininha, essa sementinha possuí várias propriedades saudáveis, incluindo alto teor de ômega 3, fibra e muito cálcio. Aqui em casa, costumamos usar a semente de chia para fazer uma sobremesa pra lá de prática, rápida e saudável. É o sagu de semente de chia, criado pela nossa amiga Evelin Vieira. Ao contrário do sagu tradicional (aquelas bolinhas brancas à base de mandioca), o sagu de chia não precisa ser levado ao fogo. Tudo que você precisa fazer é misturar a sementinha com algum suco natural de sua preferência, picar algumas frutas, se quiser, e adoçar a gosto, isto é, se o suco natural escolhido já não for doce o suficiente. É uma delícia! Segue a receita:

Sagu de semente de chia

Sagu de semente de chia

Ingredientes:

  • 1 litro de suco natural (costumo fazer com suco de uva 100% integral, sem conservantes ou adição de açúcar. Fica muito especial com suco de uva branca. Tanto o suco de uva tinto como branco não requer, para o nosso paladar aqui em casa, doce extra, assim não costumo acrescentar mel. Gostei também do sagu com suco 100% natural de maçã.)
  • 1 xícara de 200ml de semente de chia

Opcional:

  • Frutas de sua preferência picadas (maçã, pera, pêssego, abacaxi, etc.) e/ou frutas secas (ameixa, uva passa, damasco, etc.)  


Modo de fazer:

Papinha de sagu de chia

Despejar o suco em uma vasilha (de preferência de vidro). Acrescentar as frutas (opcional) e as sementes de chia. As sementes de chia tendem a aglutinar. Por isso, com uma colher misturar de tempos em tempos até que a semente de chia entre em ação e faça o suco atingir a consistência de sagu (cerca de 30 minutos). Não é necessário colocar na geladeira para endurecer. Aliás, percebi que se ficar fora da geladeira, a mistura adquire mais rápido a consistência de sagu. Colocar na geladeira somente depois de pronto. Se desejar cozinhar as frutas que comporão o sagu, cozinhá-las no suco e acrescentar as sementes de chia após o cozimento (não é necessário esperar o suco esfriar para acrescentá-las). Em casa, não costumo colocar frutas no sagu. Prefiro picar as frutas na hora de comer e colocar o sagu por cima.



Dica: O sagu de semente de Chia pode ser usado para compor papinhas para bebês. Basta amassar uma fruta de sua preferência (banana, pera, mamão, etc.) e colocar o sagu por cima. Fica uma delícia!

Por Karina Carnassale Deana – Saúde Total

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3 Comments

  • Cris

    Reply Reply 12 de maio de 2014

    Olá! Posso oferecer esse sagu para bebê de um ano e um mês? Qual a quantidade?
    Obrigada!

    • Vida Campestre

      Reply Reply 13 de maio de 2014

      Olá, Cris:

      Boa noite!

      Minha filha começou a comer esse sagu antes de completar um ano. Ela ama até hoje! É difícil falar sobre quantidade. Mas nessa idade, costumava amassar uma pera ou banana, colocar o sagu por cima (cerca de uma concha, acho) e misturar bem. Ela sempre comeu super bem.

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