AlimentaçãoVida Saudável

Aditivos alimentares, onde eles estão?

Em rápida visita ao supermercado encontramos 34 alimentos com aditivos. Veja quais são eles e evite consumi-los em excesso (ver nota ao final).

Durante o processo de fabricação, alguns alimentos recebem propositalmente certos tipos de aditivos com objetivo de realçar suas características sensoriais (aroma, cor e sabor) e aumentar o tempo de vida do produto. Como esses aditivos não têm propósito nutricional, especialistas se questionam se vale realmente a pena adicioná-los, uma vez que o consumo diário pode trazer riscos toxicológicos, como alergias, irritação estomacal e hiperatividade.
Eles estão em biscoitos, cereais matinais, refrigerantes, gelatinas, sucos artificiais, balas e mais uma gama de outros alimentos que estão na dieta diária dos brasileiros, principalmente das crianças. Por isso, cuidado com o que você come. Para ajudá-lo a não consumir esse ingrediente em excesso, selecionamos 34 alimentos, facilmente acessíveis em supermercados pelo Brasil, que possuem aditivos em sua composição.
Alimentos com aditivos que devem ser evitados:
Alimentos que devem ser evitados
Alimentos com aditivos que devem ser consumidos com atenção:
Aditivos: alimentos que devem ser consumidos com atençãoAlimentos que devem ser consumidos com atenção
Você mesmo pode identificar esses alimentos. Para isso, acesse a lista de aditivos, leve junto quando for às compras e procure por eles na lista de ingredientes nos rótulos dos produtos. É possível baixar a lista pelo celular, enquanto estiver no mercado.
Fonte: PROTESTE
Nota Vida Campestre: Tendo em vista que o cuidado de nossa saúde é um ato de adoração ao Criador, nenhum alimento prejudicial, nem mesmo os indicados pelo artigo para serem consumidos com atenção, deveriam entrar em nosso organismo. Deus requer de Seus filhos adoração completa, não parcial. Levando esse princípio para o aspecto da saúde, um pouquinho faz mal sim, talvez nem tanto para a saúde física, mas certamente para a espiritual. Peçamos a Deus que pelo Seu poder limpemos nossas dispensas de tudo aquilo que não Lhe agrada e que nunca foi de Seu intento que consumíssemos.
Karina Carnassale Deana
Esposa do Davidson, mãe da Graziella (8) e dona de casa. Pedagoga e tradutora freelance. Gosta muito de escrever e inventar maneiras de ajudar as crianças a aprender. Ama a vida no campo e estar em meio à natureza com Deus e a família.

Você pode gostar

1 Comentário

  1. Karina, muito bom esta postagem sobre aditivos alimentares, veio de encontro ao que eu estava precisando. Que Deus possa continuar concedendo sabedoria, abençoando e guardando você e sua família em tudo. Douglas e família.

Comente aqui :)