Pão saudável em 5 minutos por dia (sem amassar)

Esta receita de
pão é muito interessante para quem quer aprender a fazer pão saudável com
gostinho de pão italiano. Ela foi criada pelos peritos em pão Jeff Hertzberg e
Zoë François, que juntos publicaram alguns livros com receitas exclusivas de
pão. Esta receita, em especial, foi publicada no livro Healthy
Bread in Five Minutes a Day
 [Pão Saudável em 5
Minutos por Dia]. A proposta dos autores, como o título diz, é oferecer
receitas de pão saudável que possam ser preparadas rapidamente no dia a dia.
Receita testada e aprovada
por Melissa Silva
A princípio, a
receita pode parecer um pouco complicada, pois o modo de fazer é bem diferente
das receitas tradicionais de pão, mas para quem já se aventurou a testá-la,
como a Melissa Silva, autora da foto ao lado, trata-se de uma questão de
prática. A primeira vez você levará bem mais do que 5 minutos, mas depois fica
bem fácil. O interessante desta receita é que ela realmente exige nada mais do que 5 minutos de atenção especial do cozinheiro. O restante do tempo é gasto com o crescimento, cozimento e resfriamento da massa, o que não requer atenção exclusiva.

A receita abaixo é a receita “mestre”, como os autores
chamam. Infelizmente, esta receita de pão contém farinha branca, por isso não
quis testar, mas no livro há algumas receitas de pão 100% integral seguindo
este mesmo sistema de preparo. Pretendo testá-las assim que consegui-las!

Abaixo, encontra-se
também um vídeo produzido pelos autores do livro mostrando o passo a passo da
receita. O vídeo está em inglês e, infelizmente, não há legenda. Mas mesmo sem
entender o idioma, é possível acompanhar o passo a passo e aprender como a
receita é preparada.

Ingredientes:

  •  5 ½ xícaras de farinha de trigo integral
  •  2 xícaras de farinha de trigo branco
  • 1 ½ colher de sopa de fermento de pão
  • 1 colher de sopa de sal marinho
  •   ¼ xícara de farinha de glúten
  • 4 xícaras de água morna
  • 1 a 2 colheres de sopa de sementes variadas (gergelim,
    linhaça, girassol…)


Modo de fazer:
1.    
Misturar
todos os ingredientes secos em uma tigela ou um balde de 5 litros;
2.    
Acrescentar
a água para formar uma massa bastante molhada. Não acrescentar farinha para
secá-la;
3.    
Cobrir afrouxadamente (deixe
a tampa um pouco aberta) e deixar crescer duas horas em temperatura ambiente.
NUNCA amassar a massa. A massa vai crescer e depois começar a murchar. Colocar
na geladeira e usar durante os próximos 14 dias;

4.     No dia
de assar,
 cortar com uma faca um pedaço de aproximadamente ½ kilo de massa
(um pouco maior que uma laranja grande);
5.     Moldar o pão. Isso não deve
levar mais que 1 minuto. Não
amassar!;
6.    
Cobrir afrouxadamente com um plástico e
deixar descansar numa tábua forrada com farinha de milho por 90 minutos (40
minutos se a massa não tiver ido para a geladeira). Pode ser que o pão não cresça
muito. Esses pães crescem mais no forno;
7.    
30 minutos antes de assar, pré-aquecer
o forno a 230º com uma pedra de pizza na grelha do meio. Colocar uma forma de
metal na grelha de baixo. Logo antes de assar, pintar o pão com água e salpicar sementes variadas por cima. Cortar a massa com cortes paralelos de 1 cm de pronfundidade. Usar
uma faca de pão com serras;
8. Colocar a massa sobre a pedra quente e cuidadosamente colocar 1 copo de água quente na
forma de metal (cuidado para não trincar o vidro do forno. Proteja-o com uma
toalha enquanto você derrama a água;
9. Assar por 30 minutos e deixar esfriar antes de cortar.

Por Karina Carnassale Deana – Saúde Total

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