ReceitasSobremesas

Manjar de Coco

Ingredientes:
  • 1 litro de leite de soja
  • 1 coco seco grande
  • 10 colheres (sopa) de amido de milho
  • Mel ou açúcar demerara a gosto
 Ingredientes calda:
  • 300 gr de ameixa preta
  • 350 gr de rapadura ou açúcar mascavo (4 ou 5 colheres)
  • 800 ml de água
Modo de preparo manjar:
Bata o coco com 800 ml  de água morna para fazer o leite de coco. Coe bem. Misture o leite de coco, o leite de soja, o mel (ou açúcar) e o amido de milho. Bata tudo no liquidificador.
Leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Acrescente uma parte do bagaço do coco (a gosto) e cozinhe mais um pouco. Molhe uma forma de pudim, com furo central e não enxugue. Despeje o creme na forma, deixe esfriar e deixe na geladeira.
Modo de preparo calda:
Leve as ameixas ao fogo com 2 xícaras de água e reserve essa água. Não se esqueça de reservar algumas ameixas inteiras para enfeitar o manjar depois de desenformada.
Retire os caroços das outras ameixas e pique algumas para que a calda fique grossa.
Leve a rapadura ou o açúcar mascavo ao fogo até dissolver e coloque a água da ameixa; deixe desmanchar todo o açúcar e, então, despeje a ameixa picada, deixando cozinhar um pouco. Se achar que é pouca água, coloque mais um pouquinho, pois a tendência é secar a calda depois de fria. Cuide para que não fique aguada nem muito rala. Ponha para gelar e sirva por cima do manjar depois de desenformado. Você também pode substituir a ameixa por calda de abacaxi, morango, açaí, etc.
Receita  e foto enviada pelo leitor Jonathan Felix

Karina Carnassale Deana
Esposa do Davidson, mãe da Graziella (8) e dona de casa. Pedagoga e tradutora freelance. Gosta muito de escrever e inventar maneiras de ajudar as crianças a aprender. Ama a vida no campo e estar em meio à natureza com Deus e a família.

Você pode gostar

Comente aqui :)

Mais em Receitas