Conheça Alguns Tratamentos Naturais para Bebês

Pouco depois de saber que seríamos pais de uma linda menininha, marcamos consulta com o pediatra indicado por Deus para ser o médico de nossa pequena. Meu esposo e eu acreditamos nos remédios e tratamentos de Deus providos na natureza. No entanto, nunca tivemos oportunidade de aplicá-los em um bebê. Assim, não sabíamos muito bem como proceder, se houvesse necessidade, e queríamos estar preparados. Nosso querido pediatra, além de vegetariano, também crê na medicina de Deus e ficamos muito felizes por encontrar uma raridade dessas.

Em nossa consulta, mesmo sem a pequena nos braços ainda, perguntamos como proceder diante das enfermidades comuns do dia a dia de um bebê normal. Logo no início da conversa, o querido pediatra explicou que se seguíssemos os oito remédios de Deus, dificilmente nosso bebê ficaria doente, pois seu sistema imunológico estaria suficientemente forte para combater as enfermidades. Disse também que os remédios da natureza não deixam nada a desejar em relação aos da farmácia. Muito pelo contrário! Apesar de talvez exigirem um pouco de persistência e boa vontade por parte dos pais, os remédios de Deus não têm contra-indicação e são muito eficazes.

Não se esqueça, porém, de que como pais temos o dever de sempre buscar a orientação de Deus, como também averiguar todas as informações que chegam às nossas mãos (inclusive estas), para tratar as enfermidades de nossos pequenos.

A seguir, compartilho com você alguns tratamentos:



BANHO VITAL


Indicação: fortalecimento do sistema imunológico, tratamento de enfermidades do trato digestório (diarreia, prisão de ventre, intestino preguiçoso, etc) e urinário (infecções em geral), febre e má circulação.

Como proceder com o bebê: apoiar o bebê de barriga para cima em um dos braços segurando-o pela perninha mais próxima de sua mão. A outra perna ficará solta (se você tiver alguém para lhe ajudar, segure o bebê em posição de “cadeirinha”, como fazemos com crianças maiores para fazer xixi. A outra pessoa poderá fazer o restante do processo). Com a mão livre, mantenha um chumaço de algodão sempre ensopado em água fria corrente e inicie um movimento circular no baixo ventre, em sentido horário, começando em uma virilha, passando pela região abaixo do umbigo e terminando na outra virilha por um período de 3 minutos. O tórax deve estar agasalhado, bem como os pés. O ideal é fazer esse tratamento com o estômago vazio, ou seja, antes de o bebê mamar, e logo depois do banho, pois o corpo estará bem aquecido.


ALHO

Propriedades: antibiótico, antiviral e anti-inflamatório natural.

Indicação: Pode ser usado para o tratamento das mais variadas enfermidades como gripe, resfriado, infecções em geral e assim por diante.

Como proceder com o bebê: Colocar 3 dentes de alho de molho em meio copo de água por 3 horas. Dar 20ml de água de alho de 3 em 3 horas. Utilizar a mesma água apenas no prazo de um dia. Depois disso, fazer nova receita.

Alerta: Não faça uso desse recurso se o bebê tiver que ser submetido a uma cirurgia, pois o alho diminui significativamente o processo de coagulação sanguínea, representando um sério risco de hemorragia em caso de cirurgias.





PRÓPOLIS


Propriedades: anti-inflamatório, antimicrobiano, , antioxidativo, antifúngico, antiprotozoário, antiviral e cicatrizante natural.

Indicação: Pode ser usado no tratamento de gripe, resfriado, infecções em geral, como também para ajudar na cicatrização de cortes e machucados.

Dica: A maioria dos extratos de própolis são diluídos em álcool, mas é possível encontrar no mercado (inclusive pela Internet) o extrato aquoso de própolis, que é muito mais recomendável, ainda mais para bebês e crianças. Para conhecer esse produto, clique aqui.

Alerta: Algumas pessoas são sensíveis aos componentes do própolis. Antes de usá-lo, faça um teste para saber se seu bebê é alérgico ou não.

Como proceder com o bebê:

  • Para enfermidades e infecções em geral: Dar 3 a 7 gotas de própolis misturado em 20 a 30ml de água 3 vezes ao dia. Por causa do gosto forte, pode ser que o bebê não queira tomar. Nesse caso, substitua a água por 50ml de água de coco.
  • Para cicatrização de cortes e machucados: aplicar diretamente sobre o local sem diluição em água.


BANHO MORNO-FRIO


Indicação: controle de febre

Como proceder com o bebê: Banhar o bebê completamente despido em água morna-fria. Apos retirá-lo da banheira, secá-lo friccionando a pele com a toalha até ficar levemente avermelhada.


ARGILA

Propriedades: anti-inflamatório, cicatrizante e excelente eliminador de toxinas e substâncias nocivas do organismo.

Indicação: inflamações externas e internas. Muito eficaz no tratamento de assaduras.

Como proceder com o bebê:
  • Assaduras e inflamações externas: Misturar a argila com o mínimo de água pura (não pode ser da torneira, pois tem cloro) e fazer uma pasta. Deve-se usar recipiente de vidro e aplicar a pasta com uma espátula de madeira a fim de conservar suas propriedades curativas. Aplicar uma camada fina de argila sobre a região afetada e deixar secar. No caso de assaduras, se possível, deixar o bebê sem a fralda durante o processo de secagem.
  • Inflamações internas: Misturar uma colher de café de argila em meio copo de água pura. Esterilizar colocando essa mistura para ferver por 5 minutos em “banho maria”. Ministrar aos poucos ao longo do dia. Se o bebê rejeitar, substituir a água por água de coco. Excelente para o tratamento de inflamações do trato digestório.


CARVÃO VEGETAL


Indicação: dores estomacais, aftas, gases intestinais (as famosas cólicas), diarreias infecciosas e intoxicações.

Dica: Dar preferência ao carvão vegetal vendido em cápsulas. O carvão vegetal em pastilhas contém açúcar.

Como proceder com o bebê: Misturar o conteúdo de 1 cápsula de carvão vegetal (retirar o invólucro) em 20 a 30ml de água de coco ou água pura. Administrar via oral nos momentos de crise de gases intestinais (cólicas). Em casos de diarreia infecciosa e intoxicação, consultar um profissional competente para avaliar o caso e prescrever a quantidade ideal.


BROTO DE GOIABEIRA

Indicação: tratamento de diarreia.

Como proceder com o bebê: Ferver o broto de goiabeira em um pouco de água de 5 a 10 minutos. Deixar amornar. Realizar uma lavagem intestinal aplicando vagarosamente, com o auxílio de uma seringa, 10ml do chá pelo anus do bebê 1 vez ao dia.

É muito importante lembrar que os remédios de Deus funcionam, sim, mas não podemos fazer alguns e ignorar outros. Lembre-se de que são OITO remédios! Entre eles, está a alimentação. A alimentação é de especial importância para a prevenção e o tratamento de enfermidades em seu bebê. Não espere resultados positivos dos tratamentos naturais, se continuar descuidando da alimentação de seu pequeno. O açúcar, os produtos de origem animal e os industrializados são os principais vilões do cardápio infantil. Como pais conscientes, devemos e podemos oferecer uma alimentação saudável para os nossos filhos. Vale ressaltar também que os tratamentos naturais sempre são feitos em conjunto. A seguir, alguns exemplos:


DIARREIA:

  • Banho vital no mínimo uma vez ao dia;
  • Lavagem com chá de broto de goiabeira;
  • Emplasto de argila no baixo ventre no mínimo uma vez ao dia;
  • Carvão vegetal;
  • Própolis;
  • Água de coco à vontade para evitar a desidratação. Importante: Utilizar apenas a água do coco fresco. Não utilizar a água de coco industrializada, pois contém conservantes.

ASSADURA:

  • Emplasto de argila no mínimo uma vez ao dia;
  • Para a higienização das genitais do bebê, substituir os lenços umedecidos por algodão ensopado em água ou chá de orégano (antifúngico) e de camomila (anti-inflamatório);
  • Banho de assento com chá de orégano;
  • Banho de Sol na região afetada;
  • Aplicação de pomada de calêndula e própolis (disponível em alguns apiários e lojas de produtos naturais) a cada troca de fralda.


RESFRIADO:

  • Água de alho;
  • Própolis;
  • Banho vital no mínimo uma vez ao dia;
  • Banho morno-frio;
  • Ingestão de bastante líquido durante o dia, de preferência água, água de coco verde e sucos naturais ricos em vitamina C. Importante: Utilizar apenas a água do coco fresco. Não utilizar a água de coco industrializada, pois contém conservantes. Não utilizar sucos industrializados e adicionados de açúcar.
Para conhecer outros tratamentos naturais para crianças e adultos, clique aqui.

AVISO IMPORTANTE: As informações apresentadas aqui NÃO DEVEM ser usadas para substituir o diagnóstico clínico habilitado. PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL COMPETENTE para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar medicamentos. Todo material publicado neste site possui caráter apenas informativo.

Acompanhe no Facebook

2 Comments

  • celsonleandro

    Reply Reply 31 de julho de 2012

    São bons tratamentos para tornar a vida saudável.é o que necesscitamos para vivermos bem.

  • Suh Feitosa

    Reply Reply 12 de abril de 2016

    Adorei td …muito top

Leave A Response

* Denotes Required Field