AlimentaçãoVida Saudável

Lições do Divino Nutricionista e Personal Trainer

Depois de passar alguns anos travando uma verdadeira luta contra a balança e sempre sair perdendo, decidi pedir o auxílio do Divino Nutricionista e Personal Trainer, o Espírito Santo (clique aqui para ler o relato completo).

Seis meses se passaram desde que aceitei Seus serviços e graças a Ele estou treze quilos mais magra, dentro do meu peso ideal. Nesse período, o Divino Nutricionista e Personal Trainer me ensinou algumas lições preciosas e concedeu-me poder para colocá-las em prática. Compartilho aqui duas dessas lições. Tenho certeza de que, se você quiser, Ele também lhe concederá poder para praticá-las.

Frequência das Refeições: Atualmente, a maioria dos nutricionistas afirma que para perder peso o ideal é comer a cada três horas. O Divino Nutriocionista e Personal Trainer, porém, ensina que o nosso organismo necessita de apenas duas a três refeições diárias – desjejum, almoço e jantar (ver A Ciência do Bom Viver, p. 304 e Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 141, 173, 175). Entre essas refeições nada, a não ser água pura, deve passar pela nossa boca. O desjejum é a refeição mais importante do dia, já o jantar deve ser bem leve e pode ser totalmente dispensado, isto é, se as atividades cotidianas forem sedentárias. Se você acha impossível ficar sem a terceira refeição, não se sinta mal. Eu também pensava assim até que aprendi com o Divino Nutricionista e Personal Trainer a equilibrar nutricionalmente as refeições.

Equilíbrio Nutricional das Refeições: Para sentir-se bem e satisfeito com apenas duas a três refeições diárias, é preciso aprender a equilibrar nutricionalmente cada refeição. O Divino Nutricionista e Personal Trainer ensina que devemos ingerir de preferência duas a três espécies de alimento em uma mesma refeição, cuidando para não repetir alimentos da mesma classe nutricional (ver A Ciência do Bom Viver, p. 310 e Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 169). Além disso, os alimentos devem ser sempre integrais, pois os refinados são pobres em nutrientes e, portanto, alimentam muito menos, fazendo com que sintamos fome mais rápido. Os pratos devem ser simples e preparados da maneira mais natural possível. As classes de alimentos que devem sempre estar presentes em nossa refeição são:

1. Leguminosas – feijões, ervilha, grão de bico, lentilha, fava, etc.

2. Cereais integrais – arroz, milho, trigo, centeio, cevada, aveia, triguilho, quinua, painço, etc.

3. Castanhas ou sementes – girassol, gergelim, linhaça, castanha do Pará, castanha de cajú, semente de abóbora, amêndoa, macadâmia, azeitona, coco, etc.

4. Vegetais – frutas, legumes e verduras.

O Divino Nutricionista e Personal Trainer ensina que para evitar a fermentação, não se deve misturar frutas e verduras (folhas) na mesma refeição. Já as leguminosas e as castanhas não precisam ser combinadas entre si em todas as refeições, mas podem ser alternadas. Ele também faz um alerta aos malefícios da ingestão de líquidos com a comida, mesmo que a refeição seja composta apenas de um lanche.
Essas orientações não servem apenas para quem deseja perder peso, mas também para quem deseja ganhar peso ou simplesmente manter a forma (e a saúde). Ao colocar as lições do Divino Nutricionista e Personal Trainer em prática, seu organismo naturalmente entrará em equilíbrio.

Se você sente o desejo de seguir essas orientações, mas não sabe muito bem o que fazer, abaixo você encontra uma sugestão de cardápio simples que poderá lhe ajudar a criar seu próprio cardápio segundo as lições do Divino Nutricionista e Personal Trainer. A maioria das receitas sugeridas abaixo pode ser encontrada em nosso E-book Gratuito de Culinária Vegetariana. Para recebê-lo, clique aqui.

DESJEJUM:

Sugestão 1:
Cuscuz nordestino
Leite de castanha
Frutas (um ou dois tipos)
Sugestão 2:
Pão 100% integral
Maionese de soja
Frutas (um ou dois tipos)

Sugestão 3:
Mingau de aveia com leite de soja
Frutas (um ou dois tipos)
Xerém de cajú – pode ser servido por cima do mingau ou por cima da fruta.

Sugestão 4:
Granola
Fruta (um tipo)
Patê de cenoura
Pão 100% integral

Sugestão 5:
Panqueca salgada de aveia
Patê de grão de bico
Frutas (um ou dois tipos)

Sugestão 6:
Canjica com leite de castanha ou coco
Frutas

RECEITAS PARA DESJEJUNS ESPECIAIS:

Ximango
Panqueca de morango
Bolo Delícia
Creme de Manga

ALMOÇOS RÁPIDOS:

Sugestão 1:
Arroz integral
Feijão
Legumes (um ou dois tipos)
Gersal

Sugestão 2:
Assado de triguilho da nona
Lentilha
Gersal
Legumes (um ou dois tipos)

Sugestão 3:
Macarrão integral
Molho de tomate com ervilha
Legume (um tipo)
Gersal

Sugestão 4:
Arroz integral
Feijão (tipo de sua preferência)
Berinjela ao forno

Sugestão 5:
Feijão (tipo de sua preferência)
Bolo Salgado de Milho
Legume (um tipo)

Sugestão 6:
Cuscuz com cenoura
Feijão (tipo de sua preferência)
Legumes (um ou dois tipos)

RECEITAS PARA ALMOÇOS ESPECIAIS:

Bolo Salgado de Tomate e Cebola
Quibe Vegetariano da Evelin
Assado de Liquidificador
Torta Integral Tipo Massa Podre

JANTAR:

Sugestão 1:
Sopa de legumes
Torrada integral
Maionese de soja

Sugestão 2:
Salada de frutas
Xerém de cajú para salpicar na salada
Torrada integral
Patê de cenoura
Karina Carnassale Deana
Esposa do Davidson, mãe da Graziella (8) e dona de casa. Pedagoga e tradutora freelance. Gosta muito de escrever e inventar maneiras de ajudar as crianças a aprender. Ama a vida no campo e estar em meio à natureza com Deus e a família.

Você pode gostar

2 Comentários

  1. Como é bom saber que nosso Divino Nutricionista nos deixou conselhos expressos tão maravilhosos, o que demonstra ainda mais o Seu amor por nós e a importância desses assuntos para a nossa saúde física e espiritual. Fique com Deus. Felipe Veloso

  2. Bom dia desde Portugal. Sei que este post já é de 2011, mas seria possível conseguir o E-book Gratuito de Culinária Vegetariana? Minha namorada ia amar. Obrigado! 🙏

Comente aqui :)