Ordem na Casa

“Mas tudo deve ser feito com decência e ordem” (1 Coríntios 14:40). A vovó Vera vem nos visitar uma vez ao ano. Essa visita é muito esperada por todos nós! Agora falta pouco para a vovó chegar. Após uma longa sequência de datas marcadas com um “x”, o calendário anuncia que faltam apenas 5 dias! Junto com a expectativa de sua chegada, sentimos o desejo de deixar tudo limpinho e organizado para recebê-la. Mas não há motivo de desespero, pois a mamãe aprendiz já aprendeu que antes de dormir a casa deve estar limpa e ajeitada. Essa tem sido a regra número um em nosso lar. As crianças podem ser ensinadas a ajudar na limpeza e organização do lar. Essa ajuda deve ocorrer ao longo do dia. Em nosso lar, o Logan e a Larissa já sabem, por exemplo, que após o culto familiar devem trocar de roupa, guardar o pijama na gaveta e arrumar a cama. Para a limpeza da cozinha, criamos um rodízio de tarefas. Um dia a Larissa tira a mesa, o Logan lava a louça e a mamãe varre o chão. Outro dia os papéis são invertidos e assim por diante. Quando nós, mamães aprendizes, fazemos todo o trabalho doméstico sozinhas e deixamos as crianças fazerem o que bem entendem, não agimos bem, mas os prejudicamos e deixamos de ensinar importantes lições de vida. Em Isaías 28:10 lemos: “Ordem sobre ordem, ordem sobre ordem, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.” A dica é ensinar passo a passo os nossos filhos a ajudar-nos nas tarefas domésticas. O começo sempre é difícil, pois em vez de levar 10 minutos para lavar a louça sozinha, você talvez levará 30 minutos, mas esse tempo não é perdido. Com esse simples ato, você não ensinará apenas a lavar a louça, mas também lições de responsabilidade, organização e prestatividade. Trata-se de uma lição de vida – de vida eterna! Aproveite esse momento para mostrar aos pequeninos o quanto você aprecia a sua companhia e ajuda. Dessa forma, os laços familiares não serão quebrantados pelas investidas do inimigo. Aproveite para ensinar também a importância de realizar primeiro o dever para depois desfrutar os momentos de lazer. Mostre que as tarefas domésticas devem ser feitas com esmero antes se sair para brincar. O desempenho em família dos deveres domésticos se tornará um momento cada vez mais prazeroso. Não levará muito tempo e as crianças se acostumarão a realizar as tarefas indicadas pela mãe aprendiz. Em vez de manhosas elas ficarão felizes e se tornarão ajudantes caprichosos, que estão sendo preparados para viver no lar eterno com Jesus, Aquele que sendo Mestre, Se fez Servo para que seguíssemos Seu exemplo.Por Luciana RigesMãe Aprendiz do Logan, 5 anos, e da Larissa, 3 anos.Amiga querida da Equipe Vida Campestre.

Acompanhe no Facebook

5 Comments

  • joice

    Reply Reply 16 de outubro de 2011

    OU LUCIANE MEU NOME E JOICE,GOSTEI MUITO DA SUA MENSAGEM.POR ACASO VOCÊ TB LEU O LIVRO `´ESTAREI PRONTA NO SÁBADO “, EU LI E FOI UMA BENÇÃO.DEPOIS LENDO MÃE APRENDIZ ME IDENTIFIQUEI COM O TEMA .GOSTO MUITO DESTE SITE FICO ANSIOSA POR LER AS MENSAGENS POSTADAS POR VOCÊS. QUE DEUS LHES ABENÇOE MUITO!!!

  • LuRiges

    Reply Reply 18 de outubro de 2011

    Oi Joice!!! Que bom que gostou da mensagem!! Que a Jesus seja dada toda a honra e gloria!! Eu li um livro da Yara Cerna Young chamado "Oh No, It's sabbath again and I'm not ready", (Oh nao eh sabado de novo e nao estou pronta) mas acredito que "Estarei pronta no sabado" deve ser bem parecido, quem escreveu? Tambem li o livro da Sally Hohnberger chamado "Pais guiados pelo Espirito" .Esse nosso poderoso Deus nos manda as informacoes que precisamos ler em tempo exato nao eh mesmo!! Obrigada por apreciar as mensagens do site e eh uma bencao sermos abencoados por pessoas como voce!! Que Deus a abencoe grandemente e que seu coracao se encha com o Espirito de Jesus pra que amor, alegria e paz e todos os outros frutos do Espirito estejam sempre fluindo em seu lar!!! Com carinho, Luciana e a Equipe Vida Campestre.

  • Vivianne

    Reply Reply 21 de outubro de 2011

    Olá Luciana!!
    Descobri o site hj e já estou amando.
    Eu também li o "Estarei pronta no Sábado" e ele é baseado no livro que vc leu em inglês. também li "Pais guiados pelo Espírito", realmente esses livros são uma benção em nossas vidas. Que Deus continue usando vocês como instrumentos para nos aproximarmos mais e mais dEle.

  • LuRiges

    Reply Reply 24 de outubro de 2011

    Amen Vivianne!! Que toda a honra e gloria seja dada ao nosso Senhor Jesus Cristo que nos deu olhos para que possamos ler e forca de vontade para aprender e um coracao pronto a fazer a Vontade Dele!! Que Deus abencoe,
    Com Carinho Luciana

  • Idéias Especiais

    Reply Reply 4 de julho de 2013

    Gostaria muito de ler o livro Oh nao é sabado de novo e nao estou pronta!Sabe qual a publicadora aqui no Brasil? Já li o "Estarei pronta no sábado.
    Grata.

Leave A Response

* Denotes Required Field